Freightliner Trucks é uma fabricante americana de caminhões pesados, chassis e caminhões semi-reboque nos Estados Unidos. A empresa foi fundada como Freightliner Inc, em 1942, e é agora uma divisão da Daimler Trucks North America, subsidiária da alemã Daimler AG. [1] A empresa é conhecida principalmente para os pesados de classe Duty 8 caminhões a diesel que produz, bem como aulas de caminhões 5-7 trucks.
A partir de 2005, a Freightliner é a maior fabricante de caminhões pesados na América do Norte com uma receita anual de mais de 32 bilião dólares (est. 2012) e mais de 24.000 funcionários (incluindo Detroit Diesel). Porque Freightliner LLC é uma subsidiária da Daimler, uma empresa não americana, que não está incluído no ranking da Fortune 500. É comparável a maior empresa de 125 nesses rankings com base nos critérios utilizados.
Primeiros anos
Na
década de 1930, consolidado Freightways decidiu produzir sua própria
linha de caminhões de Fageols reconstruídos, depois de encontrar a
maioria dos caminhões pesados tinha poder suficiente para subir as
rampas íngremes nas regiões montanhosas do oeste dos Estados Unidos. Os
caminhões foram marcados "Freightliners", com as primeiras unidades
produzidas nas instalações de manutenção consolidado Freightways 'em
Salt Lake City em torno de 1942. Após a produção foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, a fabricação começou de novo, na casa da CF de Portland, OR. Em
1949, o primeiro caminhão vendido fora do consolidado Freightways foi a
fabricante de empilhadeira Hyster, também com sede em Portland. [2]
Hoje, o caminhão está na coleção do Smithsonian, em Washington, DC [3]
Falta
de capacidade de distribuição, e buscando maior volume para reduzir
custos de produção, CF entrou em um acordo em 1951 para vender seus
caminhões por meio do Branco Motor Company, de Cleveland, OH, e sua rede
de concessionários em os EUA eo Canadá. Esta
relação suportou para o próximo quarto de século, e os modelos de
táxi-over-engine co-branded "White Freightliner" (COE) tornou-se uma
visão familiar nas estradas em todo o continente.1960
Fabricação começou em Burnaby, BC, em 1961, para reduzir a pena de imposto sobre os veículos completos vendidos no Canadá. Montadoras
em Indianapolis e Chino, Califórnia complementou a planta principal em
Swan Island, em Portland, servindo o mercado dos EUA. Em 1969, uma nova fábrica de montagem foi inaugurada em St. Norte da Bacia, que foi convertida para a produção de peças.1970
Branco Motor Company tornou-se incomodado na década de 1970. A
expansão para produtos da linha branca e equipamentos agrícolas
consumidos de capital, sem produzir um retorno, ea relação com
consolidado Freightways tornou-se desgastado. Em
1974, o acordo de distribuição foi rescindido, e Freightliner Corp
começou a vida como um fabricante e distribuidor independente. Muitos
dos primeiros comerciantes foram da rede Branco Motor Co., mas alguns
empresários também se inscreveu para representar os caminhões sem a
Branca Motor Co. franquia como um complemento.
Ao mesmo tempo, a empresa introduziu seu primeiro modelo convencional, uma adaptação do produto esteio alta COE. Alta
COEs representaram mais de 50% do mercado dos EUA, naqueles dias,
devido aos regulamentos gerais de comprimento que limitaram a dimensão
bumper-to-lanterna traseira de uma unidade semi-reboque de 55 pés em
rodovias interestaduais. Convencionais
eram populares nas estradas ocidentais devido à entrada mais
conveniente / saída, passeio melhor e mais fácil acesso ao motor para
manutenção.
Em
1979, uma nova fábrica em Mount Holly, Carolina do Norte e uma fábrica
de peças em Gastonia, Carolina do Norte, foram construídos, tanto na
área de Charlotte metropolitana. O volume continuou a aumentar.
O ano de 1979 marcou um evento conseqüentes na evolução da Freightliner, e de toda a caminhões e indústrias de caminhões. O presidente Carter assinou contas em lei desregulamentação transporte tanto no solo e nos céus. Desregulamentação
mudou a economia de camionagem, e removeu o escudo protetor de
transporte regulamentado que portadores protegidas, permitindo muito
necessária competição.1980: Daimler-Benz assume
Três
anos mais tarde, a Lei de Assistência Transporte de Superfície de 1982
peso relaxado e padrões de comprimento e impôs um novo imposto especial
de consumo sobre veículos pesados e os pneus que eles usam. Não
era mais o comprimento total de combinações de semi-reboque restrito,
mas sim, apenas o trailer foi especificado, a não ser maior do que 53
pés de comprimento. Os
estados individuais retidos leis comprimento total mais restritivas,
mas, fundamentalmente, as regras tinham mudado para sempre.
Consolidado
Freightways, um tradicional, portador sindicalizados que floresceu na
era antes da desregulamentação, percebi que estava em uma luta por sua
vida. Em
maio de 1981, ele vendeu seu negócio de fabricação de caminhões e de
marca Freightliner a Daimler-Benz, permitindo-lhe concentrar sua atenção
da administração e recursos financeiros em seu negócio de caminhões
tradicional. Por esta altura, as plantas Chino e Indianapolis foram fechadas permanentemente. Consolidado Freightways continuou negócio transportadora até 2002, quando cessou a operação no Dia do Trabalho fim de semana.
Em
1989, a Freightliner adquiriu uma planta de pé em Cleveland, na
Carolina do Norte, perto Statesville, que vinha produzindo ônibus de
trânsito para a MAN fabricante alemã.1990Freightliner desde a década de 1990
Em
1991, a empresa deslocou uma linha de baixa venda de veículos médios,
Mercedes-Benz com uma novíssima gama de caminhões de dever médios
projetados para a América do Norte, que a empresa chamou a classe
empresarial. Compartilhar
alguns componentes da cabine com a Mercedes-Benz LKN mid-range cabover
Europeia, o caminhão era um projeto convencional, que foi o primeiro
all-new entrada no mercado de médio-direito em mais de uma década. Ele provou ser muito bem sucedida.
Outra
queda acentuada na sorte da indústria exigiu medidas drásticas para
restaurar a empresa a saúde financeira, eo Dr. Dieter Zetsche, agora o
Presidente do Conselho de Administração da Daimler, foi enviado para
liderar o projeto como CEO. A
montadora Burnaby estava fechada, uma nova instalação em St. Thomas,
Ontario, substituiu-o, e os programas de redução de custos em toda a
empresa restaurou rentabilidade quando o mercado se recuperou.
Significativamente,
a produção de Freightliners também começou em Santiago Tianguistenco,
México, cerca de 30 milhas (48 km) fora da cidade do México, em uma
usina de propriedade da Daimler-Benz. Ele
também estava produzindo, naquela época, os ônibus, brasileiro de
origem médio-dever caminhões e carros Mercedes-Benz de passageiros
compactos.
Os
anos 1990 foram uma era ocupado por fabricantes de caminhões em geral, e
para a Freightliner em particular, sob a liderança de flamboyant James
L. Hebe, um ex-executivo de vendas Kenworth que ingressou na empresa em
1989. Freightliner fez inúmeras aquisições:
1995
- Oshkosh Custom Chassis em Gaffney, Carolina do Sul tornou-se
Freightliner Chassis personalizado, produzindo as bases para walk-in
vans utilizadas por empresas como a UPS para entregar encomendas e
Cintas para serviços de lavanderia uniformes, veículos de lazer diesel,
ônibus escolares convencionais, e ônibus . A Oshkosh e Freightliner parceria foi dissolvida e Oshkosh não é mais filiado a Freightliner. [Carece de fontes?]
1996
- American LaFrance, um ano de idade, fabricante de aparelhos de fogo
130, foi comprado, que foi o primeiro empregador do Sr. Hebe. LaFrance tinha caído em tempos difíceis e estava moribunda no momento da aquisição.
1997
- O caminhão pesado ("AeroMax") produtos da Ford Motor Co. foram
adquiridos, e renomeado Sterling (a partir de um início Branco marca
Motors). Ford dedicou a sua Louisville, KY, facilidade de produção mais rentável caminhão leve
1998
- Thomas Built Buses, de High Point, NC, foi comprado, era produtor de
todos os tipos de carrocerias de ônibus escolares e para a frente do
chassi controle.2000-2007Um caminhão-tanque personalizado, construído sobre um chassis Freightliner 2004Um ônibus de Freightliner em Gómez Palacio, Durango
2000
- Estrela Trucks ocidentais, Inc., o sucessor do Branco Motor Co. of
Canada, e suas fábricas de montagem em Kelowna, BC, e Ladson, SC foram
adquiridos.
2000
- Detroit Diesel Corp, Redford, MI, o ex-subsidiária da General Motors
tinha sido revivido por Roger Penske e era atraente para DaimlerChrysler
como um ponto de entrada americano indústria diesel pesado do Norte. Esta
empresa foi realmente adquirido por outra unidade da DaimlerChrysler,
mas as operações foram gradualmente integrados Freightliner.
Ao
longo desta época, uma série de pequenos incêndios e os fabricantes de
aparelhos de resgate foram adquiridos e rolou para a entidade American
LaFrance.
Em
2001, a empresa foi inundado de caminhões usados que não poderia
vender, e selado com uma série de operações com fraco desempenho no
momento em que o core business, ainda a Freightliner over-the-road
ofertas caminhão, estava em recessão. O ex-Freightliner CFO Rainer Schmueckle foi despachado pela DaimlerChrysler para mais uma vez transformar a empresa em torno. The
Western planta Estrela Kelowna foi fechado, assim como uma facilidade
Thomasbuilt em Woodstock, Ontário, e fabricação de peças na planta de
Portland idade, foi descontinuado. Produção
LaFrance americana foi consolidada na antiga fábrica de Western Star,
em Ladson, SC, mas a tentativa de integrar os veículos de emergência
especializados em uma empresa conhecida pela capacidade de produção de
alto volume provou impraticável e LaFrance americana foi vendida em 2005
para um fundo de private equity. [ Carece de fontes?]2007-presente2010 Freightliner Columbia CL2012 Freightliner M2 Business Class Crew Cab
Em
2 de abril de 2007, o Comitê de Greve da United Auto Workers (UAW)
Local 3520 convocou uma greve na fábrica de montagem dos caminhões
Freightliner "em Cleveland, na Carolina do Norte. Esta
greve durou apenas um dia, mas porque o UAW declarou a greve não
oficial, foi considerado uma ação de greve selvagem, resultando na
demissão de 700 funcionários. Quase
todos estes foram finalmente autorizados a regressar ao trabalho, seis
permaneceram rescindido por cerca de uma semana, mas cinco permanecem
encerrados.
Também
em 2007, Freightliner demitidos 800 trabalhadores norte-americanos de
sua Portland, Oregon planta, a deslocalização do trabalho de fabricação
de uma nova fábrica de milhões de dólares no México. No
entanto, os planos de fechar a fábrica foi completamente abandonada em
setembro de 2009, e manteve-se aberto para a produção de veículos
militares e caminhões Western Star. [4] 230 mais trabalhadores Portland
foram demitidos em 2013. [5]
Depois
DaimlerChrysler vendeu a divisão Chrysler e mudou seu nome para Daimler
AG em 2007, foi anunciado Freightliner LLC seria renomeado para Daimler
Trucks North America, LLC em 7 de janeiro de 2008.
Hoje, Freightliner permanece ativa em caminhões pesados, e em veículos comerciais das classes 5 a 8 na América do Norte. Isso leva a Classe diesel Um chassis de veículos de recreio e walk-in mercados van. Sua
Detroit Diesel e as ofertas de motores Mercedes-Benz também são líderes
na indústria. [Carece de fontes] O emblema Freightliner também adorna o
Sprinter, a Classe 2 van produzido pela Mercedes-Benz na Europa e
comercializados através de distribuidores Freightliner, bem como através
de revendedores Chrysler como uma oferta Dodge-branded.
Tesla Motors está fornecendo baterias para Custom Chassis Elétrica Van Freightliner. [Esclarecimentos necessários] [6]
Em
12 de Janeiro de 2012, Freightliner anunciou planos para contratar
1.200 trabalhadores do segundo turno até o final do ano em sua fábrica
de Cleveland, a maior fábrica de caminhões da empresa nos EUA, com cerca
de 500 funcionários. A maioria dos que seriam pessoas que foram demitidos quando o segundo turno foi abandonada em 2009. O motivo foi o aumento da demanda por Cascadia caminhões, dos quais o dobro seria feito até outubro de 2012. Um
quinto da produção da planta, que também incluiu Columbia e Argosy foi
para a África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. [7] Em setembro de
apenas 550 dos trabalhadores havia retornado para a planta, e 173 outros
não lembrados tinha perdido sua antiguidade. [8] Em 2009, a Freightliner Mount Holly, North Carolina planta começou a fazer caminhões de gás natural. A
empresa fez 700 caminhões desse tipo em 2012, com o crescente número em
2013 como a empresa anunciou a planta Cleveland iria começar a fazer o
Cascadia com Westport motores a gás natural Cummins. [9]Modelos
CarracaBusiness Class M2
Business Class M2e híbrido
Business Class M2 106
Business Class M2 112
Business Class M2 106V
Business Class M2 112V
C2 (ônibus chassis)
C-SeriesCabover Motor semi-reboque táxiCargaCascadia (código P3 nomeado)Classe século
Century C120
Century Classe S / T (código P2 nomeado)
CL 120 64 STClassic Series
Clássico
Clássico XL
COEColumbiaCoronado
Coronado SD
FL-Series
FL
FL 112
FL 50
FL 60
FL 70
FL 80
Profissional
108SD AB
114SD AB
114SD AF
FLA-Series
FLA
FLA 104
FLA 104 64
FLA 75
FLA 7542T
FLA 8662
FLA 8664T
FLA 9664
FLA 9664T
FLB-Series
FLB
FLB 100 42T
FLB 104 64
FLB 9664
FLC-Series
FLC
FLC 112
FLC 112 62 ST
FLC 120
FLC 120 64
FLC 120 64 T
FLD-Series
FLD
FLD 112
FLD 120 42 S
FLD 120 64 ST
FLD 120 64 T
FLD 120 HD
FLD 120 SD
FLD 120 SFFA
FLD 132 64T clássico XL
FLD-SD
FLD 120
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