Scania no Brasil

O Brasil foi escolhido pela Scania para iniciar suas atividades na América Latina em 1957. Em 1962 transferiu-se da capital paulista para São Bernardo do Campo[2].
Construída oficialmente como Scania-Vabis do Brasil Motores Diesel, produziu seu primeiro caminhão em 1958. Foi o L 75 com motor importado e um terço das peças nacionais, era montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo na cor cinza claro, depois passaram a ser pintados de azul.
Em 1959, saiu das linhas de montagem o primeiro motor a diesel brasileiro para caminhões.
A partir de 1963, com o L76, receberam a cor laranja, que marcou os caminhões da marca durante muito tempo.
Modelos e anos de lançamento no Brasil
  • 1951 a 1957 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro importado pela Vemag "625 unidades")
  • 1958 a 1960 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro montado pela Vemag "726 unidades")
  • 1958 - Scania Vabis L 75 (cor cinza claro e depois azul já fabricados no Brasil)
  • 1963 - Scania Vabis L 76 (cor laranja)
  • 1966 - Scania Vabis 101
  • 1972 - Série 0 - Scania Vabis L 110; LS 110 com motor 11 litros, conhecidos por "Jacaré"
  • 1974 - Série 0 - Scania Vabis LK 140 V8 de 350 hp(cara chata)
  • 1978 - Série 1 - Scania Saab 111; 111s; LK 141 de 375 hp
  • 1981 - Série 2 - Scania Saab - Cabines com bico tinham a nomenclatura T e para as avançadas (cara-chata) R (Isto para essa e demais séries - só apareciam no documento).
    • 4X2: 112M; 142M; 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW;
    • 6x2: 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW;
    • 6X4: 112E; 112ES; 142E; 142ES; 112EW; 142EW;
  • 1988 - Série 3 importada - 113M; Modelo muito raro, muitos nem sabem que existiram desse modelo no Brasil, foi trazido para testes.
  • 1991 - Jubileum - Série especial, comemoração dos 100 anos de Scania no mundo, baseado no 112HW cabines R e T, motor de 360 cv, 4x2, vinham na cor preta com faixas cromadas e possuíam rodas 10 furos (disco), um diferencial nos modelos Scania da época e isso até 1994, quando a Scania começou a comercializar os modelos com rodas disco de série. Foi uma série limitada em 200 unidades.
  • 1991 - Série 3 - 113H; 113E (motores de 320 e 360 cv); 143H; 143E (motores de 450 cv); em 1993 foi lançado o modelo P93H, com motorização de 250 cv e então a Scania deixava de atuar exclusivamente nos segmentos dos pesados e extrapesados e agora ingressava também no setor dos semipesados. As cabinas P ainda eram divididas em simples e leito (alongadas).
  • 1993 - Série 3 moderno - 113H; 113E; 143H; 143E (Top Line), além dos já comercializados, tinham agora os modelos com teto alto, esta data também foi marcado pelo fim das rodas raiadas.
  • 1998 - Série 4 - Cabina totalmente reestilizada, com muito mais plástico e fibra (apelidados pelos motoristas na época de "120 plástico").
    • Motores de 12 litros (360, 400 e 420 cv): Scania 124G; 124L; 124C
    • Motores de 11 litros (320 e 360 cv)
    • Motores de 9 litros (220, 260 e 300 cv): 94G; 94D; 94C
    • Motores V8 de 16 litros (480 cv): 164G; 164L; 164C
  • 2001 - Millenium - Série especial em comemoração do novo milênio baseado nos modelos 124 e com cabines T ou R que vinham na cor vinho escuro com o nome millenium na cor dourada na lateral e lançamento do opticruise câmbio semi-automatico. Também foi lançado no final deste mesmo ano a serie rei da estrada - Série especial baseado no R-164G 4x2 6x2 ou 6x4, este era o mais completo e potente do mercado brasileiro e era disponível apenas com cabine "R".
  • 2001 - Horizontes - Série especial baseado nos modelos 124G 4x2 e com cabines T ou R. Vinham na cor laranja, para relembrar o velho 111.
  • 2003 - Série 4 - Pequenas diferenças, agora com três marias no parasol e parachoque na cor do caminhão.
  • 2004 - Série Evolução - Os modelos passaram a ser nomeados com base em melhorias no basculamento da cabine R e melhorias na potencia do motor e no cardan que fica 3cm mais alto, tanques de alumínio como opcionais, e mudanças na nomenclatura juntando tipo de cabine com potencia.
    • Cabine com bico: T360; T400; T420.
    • Cabine avançada "cara-chata" alta: R360; R400; R420; R480
    • Cabine avançada "cara-chata" baixa: P230; P270; P310; P330; P340; P360; P400; P420
  • 2006 - Fim de produção das cabines T e dos Scania 360 e 400 sendo substítuidos por 380 e 420
  • 2007 - A Scania comemora 50 anos de sua chegada oficial ao Brasil. Como parte das comemorações, é lançada a série especial Silver Line, limitada a 400 unidades.Série 5 (grade frontal e painel reestilizados) - a cabine anteriormente denominada R pasou a se chamar G e o termo R designa as cabines com acabamentos mais sofisticados e cofre do motor semi-flat e lançamento no Brasil da cabine R highline (teto alto) que já era produzida na Suécia desde 2004.
    • Motores de 12 litros: Scania; R420; G420; P420; R440; G440; R470; G470
    • Motores de 11 litros: P340 e G380
    • Motores de 9 litros (5 cilindros): P230; P270; P310
    • Motores V8 de 16 litros: R500;
  • 2010 - Pequenas melhorias na serie 5 com pequena reestilização na grade frontal e no painel e mudança no local de basculamento da cabine que passa da frente do catalizador para o lado direito do para-choque.
  • 2010 - Lançamento do R580 V8 o motor mais potente do mercado nacional
  • 2012 - Série PGR é definida por altura da cabina. Neste ano a Scania vem pronta para atender às normas de emissões de poluentes do lançamento dos Scania R620 e R560 v8 e melhorias no câmbio Optcruise tendo as opções de automático e manual para operações mais severas
    • Motores de 9 litros: (5 cilindros) 250; 270 (motor a Etanol) e 310 cv
    • Motores de 13 litros: (6 cilindros) 360; 400; 440 e 480 cv
    • Motores de 16 litros: (8 cilindros em V) 560 e 620 cv

Semipesado

Ideais para operações de médias e longas distâncias entre centros urbanos, os caminhões Scania para o segmento semipesado foram planejados para um transporte ágil e confiável de cargas com alto valor agregado. Nossa missão é garantir que você lucre com o menor custo operacional, assegurado pelo baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção, aliado à maior disponibilidade. As potências oferecidas são de 250 e 310 hp, além do exclusivo caminhão a etanol de 270 hp. Em situações de várias retiradas e entregas, os caminhões semipesados Scania possuem a maior capacidade volumétrica de carga, com a maior área disponível para carregamento. Em função das variações entre-eixos oferecidas, os caminhões semipesados Scania oferecem como diferencial a possibilidade de diferentes comprimentos de implementos, além de cabine leito, permitindo o pernoite do motorista com o mesmo conforto dos modelos de longa distância. Os caminhões semipesados possuem CMT (carga máxima total) inferior ou igual a 45 toneladas.
Eles são divididos em 5 aplicações.
  • Baú - Com foco na distribuição intermunicipal, em médias e longas distâncias, os caminhões semipesados da Scania possuem o menor custo operacional, assegurado pelo baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção, aliado à maior disponibilidade. A Scania também é a única a oferecer a caixa de câmbio automatizada para o segmento, o Opticruise, o que assegura médias de consumo ainda melhores e conforto para o motorista. Item de série nas versões 6x2 e 8x2, a Suspensão a Ar preserva a integridade da mercadoria, muitas vezes de alto valor, e facilita o processo de carga e descarga. Outro diferencial é a variedade de entre-eixos oferecida. A opção de 6,3 metros, por exemplo, possibilita a instalação de um baú de 10,3 metros – o maior implemento da categoria com a maior capacidade volumétrica. Para quem busca aumento de produtividade, especialmente em casos de cargas volumosas e leves, há caminhões próprios para composições tipo romeu-e-julieta, outra exclusividade da Scania. Disponíveis na cabine P, as potências variam entre 250 e 310 hp. Entre e confira. Com certeza há um Scania ideal para o seu negócio.
  • Carga seca - Com o maior torque do mercado – 30% superior em relação aos concorrentes –, os caminhões semipesados Scania desenvolvem velocidades médias maiores a rotações mais baixas, o que resulta em menos consumo de combustível. A economia pode ser ainda menor com o Scania Opticruise, caixa de câmbio automatizada que torna a troca de marchas mais uniforme – a Scania é a única a oferecer este tipo de opcional para caminhões semipesados. Os caminhões estão disponíveis nas versões 4x2, 6x2 e 8x2, sendo que a Suspensão a Ar é item de série nas opções de três e quatro eixos. A grande vantagem da versão 8x2, além da maior facilidade de manobras, é o aumento da capacidade de carga, o que possibilita o transporte de cargas mais densas. A Scania também oferece uma grande variedade de entre-eixos, o que permite diferentes comprimentos de carrocerias. Disponíveis na cabine P, as potências variam entre 250 e 310 hp.
  • Frigorífico - As cargas são perecíveis e, por isso, o alto torque dos veículos – 30% maior em relação aos concorrentes – assegura velocidades médias mais superiores, o que confere mais agilidade aos apertados prazos de entrega. Além disso, o elevado torque faz com que o motor trabalhe a baixas rotações, o que garante o baixo consumo de combustível, a marca registrada da Scania. Essa economia pode ser otimizada com o Opticruise, que confere uniformidade às trocas de marchas. Outro diferencial é a Suspensão a Ar, item de série nas versões 6x2 e 8x2. Além de preservar a integridade da mercadoria, o sistema facilita o processo de carga e descarga. A versão 8x2 possui maior capacidade técnica de peso nos eixos dianteiros (14.200 kg), o que descomplica o fato do equipamento de refrigeração da câmara frigorífca ter um peso elevado. Disponíveis na cabine P, as potências variam entre 250 e 310 hp.
  • Sider - Grande capacidade volumétrica do implemento é fator determinante deste segmento, a Scania pensou em mais uma solução. A opção entre-eixos de 6,3 metros, por exemplo, possibilita a instalação de um baú de 10,3 metros – o maior implemento da categoria. Para quem busca aumento de produtividade, especialmente em casos de cargas volumosas e leves, há caminhões próprios para composições tipo romeu-e-julieta (até 32 pallets), outra exclusividade da Scania. Disponíveis na cabine P, as potências variam entre 250 e 310 hp.
  • Tanque - Item de série nas versões 6x2 e 8x2, a Suspensão a Ar garante a estabilidade à carga e traz mais durabilidade ao tanque. Além disso, garante o escoamento de 100% do combustível. As cabines Scania oferecem uma ótima área de visibilidade ao motorista, fator crucial de segurança em áreas urbanas de alto tráfego, nas quais muitos pedestres e carros se movem próximos ao caminhão. Pelo fato do combustível ser uma carga muito densa, a tração 8x2 é altamente indicada para este tipo de aplicação. Além disso, a versão de quatro eixos facilita as manobras nos apertados postos de combustíveis. Disponíveis na cabine P, as potências variam entre 250 e 310 hp.

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